Donkey Kong Junior (Arcade)

Mario sequestrou o papai de Junior!

Donkey Kong Jr.  foi originalmente lançado nos fliperamas em 1982 como uma sequência de Donkey Kong. Neste jogo, Mario interpreta o antagonista, finalmente capturando Donkey Kong e colocando o macaco em uma jaula trancada. Como Donkey Kong Jr., os jogadores terão que percorrer quatro níveis diferentes (Vines, Springboard, Chains e Mario's Hideout) na tentativa de encontrar as chaves para libertar o pai do macaquinho.

Ao longo do caminho, Mario enviará Snapjaws, pássaros roxos e faíscas elétricas na tentativa de impedir Junior. Junior pode se defender jogando frutas encontradas nos níveis na cabeça de seus inimigos. Quanto mais inimigos um pedaço de fruta atingir em uma sequência de queda, maiores serão os pontos de bônus obtidos.

Junior também pode evitar inimigos mais facilmente agarrando-se a duas correntes ou vinhas de cada vez para escapar mais rápido ou saltando sobre seus inimigos. Porém, qualquer queda longa ou queda na água em determinados níveis significará a perda de uma vida para Junior.

Na cena final, Junior libertará Donkey Kong e ambos escaparão após chutar Mario. Depois que todos os quatro níveis forem concluídos, os níveis do jogo recomeçarão com uma dificuldade maior.

Assim como o Donkey Kong original, as versões de console do início dos anos 1980 não possuem todos os níveis e animações do arcade.